A menina que roubava livros - Uma crítica à Alemanha Nazista




A menina que roubava livros, que tem como título original " The Book Thief" foi escrito por Markus Zusak e teve sua 2ª edição publicada pela Editora Intríseca em 2010 contendo 480 páginas e com preços por volta de R$ 30,00, atualmente. O livro conta a história de uma menina que é vítima da crueldade no Nazismo e da 2ª Guerra Mundial. Uma história que transporta o leitor para a rua Himmel, no meio da neve, fome e perdas que aconteceram na vida de Liesel Meminger, a menina que roubava livros.

Liesel, aos 9 anos, e seu irmão mais novo são tirados de seus pais - que eram comunistas - e são mandados para a casa de uma família nazista. Na viagem com destino à nova casa, Liesel vê o irmão morrer, à sua frente, nos braços da mãe. Quando a Morte vai buscar o menino, se depara com a figura da menina e decide seguir seus passos e contar sua história: as amizades, os livros roubados, o amigo judeu, a morte das pessoas que ama e o ódio por Hitler, o Führer.

A história de uma menina que conquistou o respeito da Morte, critica o Nazismo e a guerra. Um livro envolvente e emocionante que, ao juntar a ideia de uma menina que roubava livros com a situação da Alemanha Nazista, funcionou perfeitamente, pois mostra justamente o poder que as palavras tinham neste período, onde uma só pessoa conseguiu controlar uma nação somente com uma arma: palavras. Este livro vale a pena ser lido, pois como está escrito na quarta capa: "Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler".


Espero que tenham gostado da pequena resenha que fiz sobre um dos livros que mais tive prazer de ler até o fim. Beijoos


8 comentários:

  1. Olá,
    adorei sua dica, não conhecia esse livro.
    Tenha uma ótima semana.
    Anajá Schmitz

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e adorei ! Muito boa a resenha me deu vontade de ler novamente rs

    ResponderExcluir
  3. Já fiz ficha de leitura no colégio ! Foi o melhor que achei. Perfeito

    ResponderExcluir
  4. amei a dica..já tinha ouvido falr desse livro, e estou procurando pra comprar.

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei ler, mas não consegui terminar... :(

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Sorteios + - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Camila Reis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo